COACH FÁBIO COSTA

Coach Fábio Costa

O meu nome é Fábio Costa

 

O meu percurso profissional foi dedicado á Gestão Hoteleira, á gestão de equipas, á obtenção de resultados. Não havia tempo para mim, para a minha família, para as minhas vontades. Não haviam feriados, fins-de- semana, épocas festivas.

 

Dedicava-me quase em exclusivo ao meu trabalho. Passaram-se anos, a minha vida era rápida demais para a lentidão da minha consciência, para olhar calmamente para dentro e ouvir, interpretar, o que o meu inconsciente tinha para me dizer.

 

Durante o meu percurso profissional, de mais de 15 anos na área da gestão hoteleira, sempre tive uma forte inclinação para as pessoas, para perceber a pessoa por trás do colaborador. Não sabia porquê e, por vezes, achava que não podia ser assim, que tinha que me dissociar dos problemas dos outros. Tentei e, felizmente, não consegui.

 

Nos últimos anos algo se começou a passar dentro de mim. Não entendia porquê, era como uma luta interna esgotante, como se algo se quisesse sobrepor à minha pessoa, à minha consciência. Esse, era o meu discurso interno.

 

Comecei a ter um sono muito superficial, inquieto, quase esgotante, com sonhos intensos. Acordava cansado, desanimado, a pensar no que é que o meu dia ia ter de excitante, de desafiante, chegando na maior parte das vezes à conclusão que….nada! Deixei de ter vontade rir, de me divertir com pequenas coisas, de seguir aquilo que antes de me dava prazer.

 

Passei a sorrir, com esforço, por obrigação. As horas das refeições eram um verdadeiro tormento, perdi o apetite. Perdi a vontade e a capacidade de entrar no mundo colorido de uma criança de 4 anos, perdi o prazer de a ver sorrir. Estava-me a perder, estava a perder tudo. Encontrava prazer apenas em coisas superficiais e de prazer rápido, buscava no imediato o que já não amadurecia dentro de mim e o meu centro de equilíbrio desapareceu.

 

Um dia, acordei para ir trabalhar e deixou de ser mais um, passou a ser o dia do início da minha transformação pessoal.

 

Decidi, no próprio dia, colocar um ponto final no meu percurso profissional. Já não me sentia realizado, perdi completamente o foco, a motivação. Estava a perder a minha identidade enquanto pessoa e aí, tomei a consciência que a minha missão era outra. As pessoas.

 

Aos 38 Anos, lancei-me no mundo da transformação pessoal. Era isso que me preenchia e que gostava de fazer e, a bem da verdade, sempre o fizera, de uma forma inconsciente. Ainda assim, senti, que numa área tão delicada como esta, me faltavam ferramentas para que pudesse dar o melhor do meu conhecimento em prol daqueles que me procuram.

 

Fui em busca de conhecimento e confiança necessária para por em pratica a minha paixão, a transformação pessoal. Encontrei uma ferramenta com mais de 2500 anos, com base no teorema de Pitágoras, o Eneagrama, ou de uma forma mais fácil, o mapa de personalidades.

 

O Eneagrama é uma ferramenta para obtenção de melhores soluções no campo profissional, pessoal e relacional como suporte à boa interação das pessoas, à melhor liderança, à prevenção de conflitos, à melhoria da comunicação, da motivação e do desempenho.

 

Durante a minha pesquisa, suscitou-me também a atenção a PNL.

 

A Programação Neurolinguística é uma ferramenta que utiliza a linguagem do cérebro para potenciar a comunicação, o comportamento e a evolução humana. Devido à sua grande eficiência em atingir os resultados desejados, é procurada por todos aqueles que procuram tornar-se uma melhor versão de si mesmos.

 

A PNL fascinou-me, pelo efeito pratico que teve no meu dia-a-dia e então decidi tirar, a par da certificação em coaching pela Eneacoaching, a certificação de Starter e Practioner em PNL, no Instituto internacional de Programação Neurolinguística.

 

Estas duas ferramentas, mudaram radicalmente a forma como hoje interpreto tudo o que me rodeia, de uma forma equilibrada e sustentada.